Lá vem o ENEM, e agora?

Se você vai fazer o Enem e não sabe como fazer com a prova de inglês, nós trazemos algumas dicas que irão te ajudar. Vamos lá agora?

Relaxou? Se liga nessas dicas!

COMO ESTUDAR?

Se você é uma daquelas pessoas que acham que a prova de inglês não tem grande importância, você está completamente errado. Acertar um grande número de questões ou até mesmo gabaritar a prova de língua estrangeira vai te colocar em uma grande vantagem em relação aos demais candidatos.

Por isso,

  • Mantenha-se atualizado.
  • Escute músicas em inglês e estude o vocabulário
  • Leia de tudo um pouco: blogs, perfis de pessoas famosas, tirinhas, cartuns, sites de notícias, etc. Quanto mais você ler, mais você amplia o seu vocabulário.
  • Resolva questões anteriores. A familiaridade com o estilo da prova fará com você tenha um melhor preparo e desempenho.


COMO É A PROVA?

O primeiro passo é conhecer o estilo da prova que você vai realizar. A prova de inglês do Enem foca na interpretação textual e embora tenha apenas 5 questões, requer atenção e preparação. Os gêneros são bem variados a exemplo de: tirinhas, charges, músicas, poemas, posters, cartuns, entre outros. Talvez esteja se perguntando, Por que saber identificar o gênero textual é importante? Porque cada gênero textual tem suas especificidades e a familiaridade com os mais diferentes tipos de texto auxiliará a interpretação.

 

COMO FAZER UMA BOA PROVA

Como mencionamos anteriormente, o foco da prova de inglês no Enem é a interpretação de texto. Sendo assim, tenha muito cuidado! Muitas vezes é uma questão fácil, mas por causa da pressa em responder e por não saber como explorar um texto corretamente você pode sair prejudicado.

Você já ouviu falar em estratégias de leitura? Bem, são dicas para te ajudar a interpretar melhor um texto. Conhecer algumas estratégias e saber utilizá-las vai te auxiliar a explorar melhor o texto.

Algumas dicas para explorar o texto:

  1. Fique ligado nos enunciados que costumam ser longos, o que é uma estratégia para testar a sua capacidade de interpretação. Porém, muitas vezes esses enunciados já te oferecem a resposta ou te auxiliam encontrá-las.
  2. Observe o gênero textual, como falamos anteriormente cada tipo de texto tem suas particularidades. Alguns gêneros textuais serão mais fáceis de serem interpretados, outros vão exigir uma leitura mais cautelosa.
  3. Leia o título, subtítulo, imagens, tabelas, informação verbal e não verbal. Muitas vezes é possível encontrar as respostas aí.
  4. Faça uma leitura rápida do texto assim terá uma ideia do assunto abordado. Em seguida, leia as questões para saber o que está sendo pedido. Depois, leia o texto novamente para encontrar as respostas. Esses passos são fundamentais, talvez você ache que perderá tempo, mas, acredite, você localizará as informações mais rapidamente.
  5. Durante a leitura, fique atento aos cognatos, que são aquelas palavras que parecem com uma palavra em português e realmente é o que parece. Como por exemplo: casual – casual; accident – acidente; connect– conectar, entre outros. Entretanto, tenha cuidado com os falsos cognatos que são as palavras que parecem com uma palavra na nossa língua, mas tem um significado totalmente diferente.

A exemplo de:

Palavra em inglês O que as pessoas acham que significa O que significa de verdade
Actually atualmente Na verdade
Attend atender  Participar de algo
Data data  Dados
Educated Educado Instruído
Pretend pretender  Fingir
Novel Novela Romance

Esses são apenas alguns exemplos. Na internet você pode encontrar listas com outros falsos cognatos.

6. Sublinhe as palavras chave.
7.  Ao se deparar com palavras que você não conhece, não entre em pânico

Muita calma nessa hora. Se você perceber que aquela palavra é fundamental para responder a questão, tente deduzir o seu significado pelo contexto, veja se o próprio texto não traz a explicação, definição ou um sinônimo.

8.  Atenção!! As linking words ou palavras de ligação são bem frequentes. Elas são utilizadas para conectar ideias e dar coesão e coerência ao texto. Sendo assim, é importante saber não apenas a tradução, mas também a ideia que ela traduz. Veja alguns exemplos:

Conectivo Tradução Ideia
In addition to…

As well as…   

 Além de adição
Furthermore

In addition

Moreover

Besides

Além disso adição
However Entretanto Contraste
Although / tough Embora Contraste
Therefore, thus, consequently portanto  Causa e consequência
For instance, for example, like, such as Por exemplo Exemplificar

9. Fique muito atento as letras grandes, bem como as pequenas. Muitas vezes o candidato erra a questão por não estar atento a esses mínimos detalhes.

10. Lembre-se cada questão terá 5 alternativas- A,B,C, D e E. Três estarão totalmente erradas, uma será a correta e outra será o distrator, ou seja, terá algo que parece ser a correta, mas se você não ficara tento, perderá a questão.

11. Por fim, gerencie bem o tempo. Não passe tempo demais em um único texto. Lembre-se que apesar de a prova ser pequena você precisa responder 5 textos.

 

Agora é só praticar e boa prova!

Categorias:

Compartilhe:

8 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Autor (a)

Dilma Prata

Dilma Prata

Professor(a)

Dilma Prata

Dilma Prata

Não perca nada! Faça seu cadastro e enviaremos todas as novidades para o seu email (não enviaremos spam!):