É bastante comum vermos algumas pessoas se comparando com seus irmãos, colegas de classe e ou amigos. Antes de iniciarmos a nossa conversa, gostaria de convidá-los a imaginar a seguinte situação: você planta três árvores da mesma espécie no seu quintal, os cuidados são os mesmos, mas elas jamais crescerão de forma igualitária, tampouco terão a mesma aparência. As três, terão as suas especificidades e qualidades. Nós também somos assim, não somos iguais, nem mesmo se fôssemos gêmeos, pois cada um tem a sua personalidade, gostos e interesses. Isso é maravilhoso, não é mesmo? Sendo assim, essa comparação não é saudável em nenhuma área das nossas vidas. Seja ela comportamental, de personalidade
e /ou no rendimento escolar. Portanto, ao invés de se comparar com os outros, que tal entender qual é o seu estilo de aprendizagem?
Você já observou como você assimila melhor as informações que lhe são propostas? É importante ter esse conhecimento, assim você poderá organizar melhor os seus estudos e consequentemente terá um melhor resultado.
O que é estilo de aprendizagem?
Quero te convidar a fazer uma experiência. Acomode-se em uma cadeira e cruze a sua perna esquerda, agora cruze a perna direita. Em qual posição você sentiu mais conforto? Talvez você responda que foi ao cruzar a perna direita, a perna esquerda ou até mesmo que não houve nenhuma diferença. Na verdade, não existe uma posição certa ou errada, mas sim aquela com a qual você sente-se mais à vontade, relaxa melhor. Estilo de aprendizagem é assim, não existe um estilo certo ou errado, usamos aquele com o qual nos sentimos mais confortáveis. Cada um de nós processa e compreende informações de maneira diferente, ou seja, aprendemos de forma diferente, isso é o que chamamos de estilo de aprendizagem e este varia de pessoa para pessoa. Também não significa que se você prefere um estilo de aprender não possa ter e /ou usar outro. Lembre-se da experiência que você fez de cruzar a perna esquerda e direita. Você conseguiu desempenhar a tarefa com as duas pernas, a única diferença é que, possivelmente, uma posição te ofereceu mais conforto que a outra ou até mesmo para você não fez nenhuma diferença. Os estilos de aprendizagem são pessoais, uma vez que temos facilidade com determinados estilos e dificuldade em outros.
Estilo de aprendizagem
- É individual e pode ser influenciado por fatores como personalidade, interesses e experiências anteriores
- Cada pessoa tem um estilo de aprendizagem diferente, portanto, não existe um método único para todos
Quais são os estilos de aprendizagem?
Vamos falar sobre quatro estilos de aprendizagem: visual, auditivo, leitura e escrita, cinestésico.
Visual
Uma pessoa de aprendizagem visual assimila melhor as informações quando estas são compartilhadas por meio de imagens, gráficos, mapas metais, entre outros estímulos imagéticos.
Auditivo
O aprendiz que tem o estilo auditivo tem facilidade em assimilar as informações apenas ouvindo. Como por exemplo, a explicação do professor em uma aula expositiva, ouvindo um podcast, participando em grupos de discussões, vídeo aulas, etc. Geralmente aprendizes auditivos gostam de estudar lendo em voz alta, ou até mesmo ouvindo alguém ler o assunto.
Leitura e escrita
As pessoas com esse estilo de aprendizagem têm mais facilidade de assimilar conteúdos ao ler e escrever, ou seja, lendo artigos, livros, etc., fazendo anotações enquanto ouvem um palestrante, o professor explicar, por meio de resumos, entre outros.
Cinestésico
O aprendiz cinestésico tem facilidade de aprender praticando as informações compartilhadas. A pessoa cinestésica gosta de se movimentar, portanto atividades que envolvam jogos, encenações ajudará o aprendiz com esse perfil. Em outras palavras, o cinestésico aprende colocando a mão na massa como falamos popularmente.
A imagem a seguir mostra os estilos de aprendizagem e alguns exemplos de como cada um aprende
Porque é importante saber qual é o seu estilo de aprendizagem
Quando sabemos como processamos as informações podemos organizar melhor a maneira como estudamos. Desse modo, podemos adaptar estratégias e recursos a fim de que nossa aprendizagem ocorra de modo eficaz. Sendo assim, se você ainda não prestou atenção à maneira com a qual você aprende, comece a observar a partir de agora e certamente você terá melhores resultados. Estratégias de aprendizagem são ações conscientes que nós utilizamos para auxiliar a nossa aprendizagem. A seguir, traremos algumas estratégias que podem te ajudar a organizar o seu estudo.
- Estabelecer relações entre o que já sabe em inglês e o conteúdo novo
- Falar e escrever frases e/ou palavras novas, fazendo anotações, resumos, etc.
- Procurar lembrar das palavras novas tentando criar uma imagem mental
- Falar com outros aprendizes e ou falantes do idioma
- Ler em inglês
- Ouvir músicas, podcasts, etc.
- Assistir a filmes, séries, programas de TV, etc.
- Tentar adivinhar o significado das palavras novas
- Fazer listas das atividades diárias
- Tentar aprender sobre a cultura dos falantes
Essas são algumas das mais variadas estratégias de aprendizagem de uma língua estrangeira. Agora, que tal descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem respondendo o questionário Vark?
Quando falamos sobre estilos de aprendizagem não estamos afirmando que esses são os únicos fatores que auxiliam a nossa aprendizagem, claro que não, sabemos que nossas emoções, o contexto no qual estamos inseridos, bem como questões culturais, também devem ser considerados. Mas, certamente, conhecer o estilo com o qual você se sente mais confortável auxiliará a sua aprendizagem. E então, como você aprende? Escreve nos comentários. Quais estratégias de aprendizagem você utiliza? Que tal compartilhar conosco? Nós queremos saber. Até a próxima pessoal!
Acesso todo o nosso conteúdo. Clique aqui
2 Responses
Post perfeito, ajuda bastante ! Meu estilo de aprendizagem é mais visual e por meio de leitura e escrita 😅
Que bom que gostou!! O meu também é visual e cinestésico. Aprendo bastante com imagens e me movimentando.