A respeito dos inúmeros aspectos fascinantes das línguas e seus aprendizados, destaco aqui dois dos mais bacanas: uma língua é parte essencial de uma abrangente engrenagem chamada cultura; e ela está em constante movimento, como um organismo. Por que isso é interessante de saber? Primeiro pelo fato de que, sendo parte da cultura de um povo, é essencial que o aprendiz de determinado idioma seja exposto a nuances culturais e não apenas linguísticos. Segundo, devemos considerar que uma língua ganha contornos de relevância para o indivíduo se ela for apresentada de forma a fazer o mínimo de sentido para o cotidiano/realidade/contexto do aprendiz, ou seja, forma faz muito mais sentido se houver função e aplicabilidade. Terceiro, como a língua é orgânica ela deve ser ensinada/aprendida como tal e disso decorre que nenhum individuo envolvido no ensino/aprendizagem de um idioma está desprovido de um papel relevante.
Parece maravilhoso poder estudar um idioma onde ele sempre terá um apelo na vida do aluno, não é mesmo? E também parece um sonho que existam espaços pedagógicos onde o professor, ao invés de deter a palavra e o holofote o tempo inteiro, é um elemento democratizador do tempo, da fala, da participação, da interação e da proeminência na aula. Na verdade, parece muito bom mesmo que aos aprendizes sejam dadas mãos para escrever, vozes para dizer de si, ouvidos para capturar inteligibilidade, olhos para decodificar e compreender o que leem. É motivador saber que língua que se aprende é necessariamente língua que se vive. Mas, há uma abordagem que contemple todos esses aspectos? Certamente. E creio que o seu uso acabe por interferir de forma muito positiva na qualidade do aprendizado de cada estudante de idioma.
Se você me perguntar que abordagem eu mais gosto e acho mais efetiva e agradável, eu diria sem pensar duas vezes: fui um estudante de inglês me beneficiando da abordagem comunicativa ou communicative approach e leciono já há mais vinte anos fazendo uso dele também. Faz diferença? Faz muitíssima. Essa abordagem me ensinou a assumir meu papel ativamente na aprendizagem assim como ter responsabilidade na condução de um processo onde eu participava profusamente.
Gosto muito quando sou perguntado sobre a abordagem que uso na minha caminhada enquanto teacher. Encorajo os meus alunos a fazerem isso não somente com o inglês, mas com as coisas legais e bacanas que eles se propõem a aprender. Isso ajuda a ver melhor, a estudar melhor, a transformar tantos limões em limonadas.
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12 Responses
Excelente matéria!
Maravilhoso, professor excelente!
Gostei muito da sua matérias, Eripetson. Acho muito importante sabermos que metodologia está sendo usada.
Perfeito! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito interessante!
Gostei muito! Acho extremamente importante sabermos a respeito da metodologia empregada. Parabéns pelo excelente artigo
Abordagem comunicativa foi o tema do meu TCC na licenciatura há quase uma década e continua sendo excelente! Ótimo texto!
Excelente texto 👏🏼👏🏼👏🏼
A abordagem comunicativa faz toda diferença na estrada de aprendizagem de muitos estudantes de inglês. É muito satisfatório e gratificante colher os benefícios de tudo isso. A Cultura Inglesa é extremamente responsável nesse processo. Todos aprendem, todos são implicados de maneira muito efetiva! É um imenso prazer!
Excelente!
Fantástico! 👏🏻
Matéria excelente!