Aprendendo com música, vol.1: Billie Eilish

A música é uma das melhores ferramentas para a aprendizagem de um idioma. Com ela podemos praticar as quatro habilidades linguísticas: listening (escuta), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala).

A forma mais óbvia de treinar com canções é o listening. Diversos sites e aplicativos podem nos auxiliar nessa tarefa: Spotify, YouTube, Amazon Music, entre outros, e a maioria deles possui as letras facilitando o acompanhamento das músicas. Com o listening conseguimos, por exemplo, melhorar a compreensão auditiva e reconhecer diferentes sotaques. 

No entanto, também somos capazes de praticar o reading, tanto de forma silenciosa ou em voz alta, exercitando a pronúncia e ganhando vocabulário. Ler letras de músicas também colabora para o melhor entendimento do contexto em que tais canções estão inseridas. Websites como Genius e Musixmatch são ótimos para isso. 

Dá para testarmos habilidades no speaking fazendo uso das palavras/expressões novas que aprendemos, durante uma conversa ou você ainda pode fazer uma sessão de karaokê com seus amigos e até mesmo se gravar cantando para ver como estão sua pronúncia e fluência. 

Quanto ao writing, você pode exercitar o uso da gramática ou gírias e linguagem popular, além de expressar sua criatividade ao escrever uma resenha sobre a música, dizendo se gostou ou não, quais são os pontos altos da canção, quais emoções ela provocou em você

(inclusive dá para criar um lugar no qual você compartilha suas impressões musicais, em sites como tumblr). Outro modo interessante e divertido de cultivar a escrita e botar seu vocabulário em jogo é criar uma paródia ou nova versão com seu próprio ponto de vista.

A princípio, o melhor caminho é escolher músicas e/ou artistas que você já conhece e gosta, depois vá explorando novos gêneros e experimentando ritmos que tenham níveis diferentes de velocidades, por exemplo, música acústica é mais lenta e fácil de entender, já o rap costuma ser mais rápido e cheio de expressões culturais. E existe música para todo tipo de gosto, não importa se você é fã de pop, hip hop, rock ou jazz, pois na internet acha-se facilmente um acervo infinito de canções para despertar, ainda mais, seu interesse pela língua inglesa. 

E se você não tem o costume de ouvir música em inglês, tente criar esse hábito, será ótimo para você expandir seus horizontes musicais e aprender se divertindo. Agora, vamos dar uma olhada no hit da Billie Eilish, “Birds of a feather”, presente no álbum Blue (2024) e ver na prática como podemos aprender mais com músicas? 

pastedGraphic.png

CONFIRA AQUI A LETRA

O título da música “Birds of a feather” é um idiom (expressão idiomática). Idioms são frases que, para fazer sentido, precisam de um contexto. Você já conhecia a expressão que dá nome a canção de Eilish? Esse é um provérbio (Birds of a feather flock together) usado para falar de pessoas que são parecidas, que têm gostos e interesses em comum.

pastedGraphic_1.png

Outras expressões presentes na letra são: 

  • “turnin’ blue”, que pode se referir a tristeza, pois no inglês a cor azul é associada a esse sentimento, ou dá para ser mais literal e entender que trata-se de alusão a cor azulada de uma pessoa morta;
  • “can’t change the weather”, é sobre entender e aceitar que não possuímos controle sobre as coisas, da mesma forma que não temos controle algum sobre o clima;
  • “‘til the day that I die”, pode-se fazer um paralelo com os votos de casamento ‘til death do us part, que significa que aquele relacionamento é para todo o sempre, que o único impedimento possível seria a morte;
  • “tell me it’s a bit”, essa frase é usada para se referir a uma piada interna.

pastedGraphic_2.png

A canção está repleta de contrações que são muito comuns na fala ou mesmo na escrita; porém, lembre-se de que elas são consideradas informais. Tente encontrar as contrações no trecho abaixo:

“Birds of a feather, we should stick together, I know

I said I’d never think I wasn’t better alone

Can’t change the weather, might not be forever

But if it’s forever, it’s even better”

Quanto ao vocabulário, tente dar atenção especial às palavras que são desconhecidas para você, anote seus significados (tente não traduzir) e crie frases com elas. Aqui estão algumas palavras que talvez você não conheça: grave, rot, casket, quit, compliments. Use um dicionário, como o CambridgeDictionary, e com auxílio das definições, descubra o que essas palavras significam e deixe suas descobertas nos comentários!

A gramática também está bem presente na letra da música. Billie Eilish, além de alguns verbos modais, também faz uso de tempos verbais no presente, passado e futuro. Quando estiver lendo a canção, tente identificá-los e sublinhe-os ou circule-os. 

Além de tudo isso, podemos explorar o tema e o contexto da canção. Você acha que a música é sobre um término de relacionamento, sobre se apaixonar cegamente ou tem uma opinião diferente? Escreva algumas frases nos comentários sobre esse tópico. Tem alguém na sua vida para quem o idiom “Birds of a feather” se aplica?

Por fim, vamos comparar as versões disponíveis da música: elas são iguais, transmitem os mesmos sentimentos, alguma delas ajuda a compreender melhor o intuito da letra da canção? 

pastedGraphic_3.png   pastedGraphic_4.png  pastedGraphic_5.png

Não deixe de tentar completar a música no LyricsTraining. Escolha o melhor nível para você e mande ver!

pastedGraphic_6.png

Quando você menos esperar, estará cantarolando aos quatro ventos bem como um passarinho!

Já conferiu outros posts do nosso blog: clique aqui para ver

Categorias:

Compartilhe:

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Autor (a)

Thamires

Professor(a)

Thamires

Não perca nada! Faça seu cadastro e enviaremos todas as novidades para o seu email (não enviaremos spam!):